sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Lições aprendidas no Vale da Benção - Parte 4






















Quantas vezes você já leu o Salmo 91? Ou já deixou a bíblia aberta em um comodo da casa?
Muitas vezes, lemos ele como uma oração de proteção nos momentos de perigo...
Mas até que ponto cremos realmente nele?

"Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso
pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.

Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.

Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.

Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.

Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.

Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.

Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.

Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.

Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.

Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome. Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra. Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação."

Salmos 91.1-16 - Nova Versão Internacional

Este é um salmo de relacionamento, que fala sobre este tema - Habitar, morar, residir, viver... Para fazer da casa de Deus a nossa habitação, para morar com o Altíssimo, precisamos mudar o nosso estilo de vida. Para habitar com Ele, precisamos assumir um compromisso, responsabilidades.

Num relacionamento, cada um tem seu papel, funções e responsabilidades. O papel de Deus está descrito no versículo 3. Ele vai cuidar de nós e nos proteger. Tudo isso, por causa, do nosso compromisso assumido com o Altíssimo no versículo 9, se fizermos do Altíssimo nosso refúgio!

A nossa responsabilidade, o nosso papel está no versículo 14 [... Se apegar a Deus com amor...]. Em Deus, não precisamos pagar, oferecer sacrifícios (novo testamento), nos sacrificar, precisamos apenas responder ao amor d'Ele por nós. Nos apegar a Ele com amor.

Só nos apegamos a alguém com amor através de um relacionamento. E para isso, precisamos estabelecer uma conexão. É preciso gastar tempo com Deus em leitura da Palavra e oração. Precisamos conhecer o Senhor.

A fidelidade de Deus é uma parte do Seu caráter. É interessante que Deus ele é fiel até mesmo no fogo [o quarto homem junto aos amigos de Daniel] e debaixo d'água [Jonas].

Para um bom relacionamento, é preciso que haja convívio e nós não convivemos com Deus. Agimos para com Ele, como se Ele fosse um banco. Deus tem expectativas conosco. Deus nos quer. Ele nos chama para edificar! Deus confia em nós. E como temos correspondido?

Nós fugimos d'Ele... e nos esquecemos que quem quer uma aliança tem que assumir um compromisso.

Só convivemos com alguém que nos respeita e nos ama. Deus nos respeita e nos ama incondicionalmente. Nós conhecemos o Senhor pelo Seu nome (versículo 14): Salvador, provedor, curador... AMOR! A nossa convivência com Deus nos torna mais semelhantes a Ele.

"Será que todos percebem que eu tenho um relacionamento / compromisso com Deus?"

Compartilhei aqui, o que consegui captar da palavra ministrada no culto de domingo pela manhã na igreja no Vale. Que Palavra! Vinda diretamente de Deus para nos lembrar que o mais importante é a nossa vida de relacionamento com Ele.

Zhé Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário