terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Espírito Natalino

O Natal além de uma data utilizada para aumentar as vendas do comércio, se tornou um espírito. É, isso mesmo. Um espírito chamado natalino.


"A palavra espírito apresenta diferentes significados e conotações, a maioria deles relativos a uma substância não-corpórea em contraste com o corpo material. A palavra espírito é muitas vezes usada metafisicamente para se referir à consciência ou personalidade. As noções de espírito e alma de uma pessoa muitas vezes também se sobrepõem, como tanto contraste com o corpo e ambos são entendidos como sobreviver à morte do corpo na religião e ocultismo, e "espírito" também pode ter o sentido de "fantasma", ou seja, uma manifestação do espírito de uma pessoa falecida. O termo também pode se referir a qualquer incorpóreo ou ser imaterial, tais como demônios ou divindades, no cristianismo especificamente se refere ao Espírito Santo, vivido pelos discípulos no Pentecostes."

Fonte: Wikipédia

Não quero que pensem que estou inventando uma heresia ou algo do tipo. O Espírito Natalino é o ato de mudar as atitudes durante somente um fase do ano. Ou melhor dizer, por alguns dias, horas ou minutos? Não falo como alguém que seja bom durante o ano todo, mas com relação a hipocrisia que nos envolve nesta época.

O que muda são as cores, as luzes e o perfil das pessoas. Vivem nessa fase do ano aficionadas com os devidos afazeres e com as infindáveis compras. As filas são imensas. Quando alguém lhe é compassivo, lhe concedendo um ligar na fila, outros se sentem injustiçados. Aonde está o real significado das coisas?

Ninguém pode cortar meu lugar na fila, mas eu posso me sentir 'abençoado' por conseguir um lugar na frente dos outros...

Confesso (acho que este local está se tornando um confessionário para mim, rs) que algumas convenções sociais me incomodam. É aquela velha história: sentimos mais falta de quem não vemos com muita frequência do que para com aqueles que residem no mesmo recinto que nós. Por este motivo, tudo devia ser mais simples. Mas se a intenção sempre é de agradar aquele a quem não se vê com certa frequência ou fazer para honrar alguém sem pretensão. Não estou aqui para julgar a intenção dos corações, estou apenas como alguém que quer ver e viver em um mundo melhor. Onde haja tudo o que há na época de fim de ano, o ano inteiro.

Abaixo um vídeo que conta o real significado desta data:


Quando digo que o que acontece no natal, deve acontecer o ano todo, falo com relação ao amor que as pessoas manifestam. Existe perdão, união, carinho... Eu sei que a mudança que eu quero ver no mundo precisa começar em mim, por isso que peço a Deus que me ajude a manifestar essas coisas em todo o tempo. É extremamente difícil, mas não impossível.

Jesus nasceu para que tivéssemos acesso a Deus como Pai. Ele deve ser o nosso maior exemplo de vida. Vamos olhar para Ele todos os dias, para que este espírito natalino posso perdurar por todos os dias de nossas vidas!

2 comentários:

  1. Caramba, Zhé! Ótima reflexão! Realmente, ficamos impregnados com o "Espírito Natalino" nesta época, quando deveríamos fazer Jesus nascer em nós todos os dias... Que Ele nos perdoe por sermos tão falhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se este espírito estivesse impregnado em nós ou nos fosse passado desde cedo, não teríamos tanta restrição a ele quanto temos nesta época do ano.

      Excluir

Copyright © 2014 <>< S E R E S P A P E F I C O ><> | Designed With By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates
Scroll To Top