quarta-feira, 29 de maio de 2013

"Mente vazia, oficina do Diabo!"

Esse é um ditado popular que significa: "quem não tem o que fazer só pensa e fala bobagem!"

Quantas vezes já ouvimos isso, mas nunca demos a devida atenção a esta expressão?

Há alguns dias, postei o texto de Filipenses 4.6-9 numa versão contemporânea, mas hoje quero compartilhar esta outra versão deste mesmo texto, que traz em detalhes o em que pensar:

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco." Filipenses 4.8-9 

 A Bíblia, expressão da palavra de Deus, nos diz em o que devemos pensar, mas ao invés de darmos a devida atenção a palavra de Deus, acabamos ficando com aquilo que temos visto, ouvido e vivido. Ontem compartilhei a seguinte imagem com a seguinte frase no facebook:


E quantas vezes você já ouviu alguém falando que só mexe na bíblia quando é para ir ao culto ou precisa falar alguma coisa da palavra de Deus?

Isso é um fato que acredito que muitos passam, mas como a frase acima diz: "A bíblia é para ser o pão para o uso diário, não bolo para ocasiões especiais!", diferente de um pão que se estraga com o tempo, com a palavra isso não acontece. Assim como as misericórdias do Senhor, se renovam a cada dia, a palavra é viva e eficaz! (1 Timóteo 4.12-16) Ela não é um adorno ou um bolo bonito de festa para ser demonstrado apenas em ocasiões especiais, mas para a vida cotidiana, pois Jesus venceu o Diabo no deserto através da palavra.

E nós? Estamos preparados, revestidos com a preparação do evangelho? (Efésios 6.15)

A bíblia precisa ser manuseada diariamente, pois ela traz elementos que nos ajudam em nossas empreitadas. Nela há ânimo, força, ousadia, exemplos de fé, correção, exortação, paz, alegria, esperança, entre tantas outras coisas; para que as pessoas olhem para nós e vejam diferença, precisamos ser diferentes e mostrar conteúdo ao abrir nossos lábios. Que de nós flua uma fonte de águas vivas!
 
A seguir, uma compilação de frases sobre o tema:

"Falta de ocupação não é repouso; uma mente absolutamente vazia vive angustiada."
William Cowper

"Ocupar nossa mente com coisas que odiamos só toma espaço que poderia ser ocupado pelas as coisas que amamos."
Israel Ziller

"Mente ocupada não pensa em tolices, e mãos amarradas não roubam."
Rafaela Godoy

"Preocupação é a ocupação prévia da mente que abala o emocional e compromete o senso de humor. Cuidado!" Caroline Aleixo (Aleishow)

"Temos de ocupar a nossa mente, para esvaziar o nosso coração!"
Vanessa Pimentel

"Mantenha sempre sua mente ocupada, assim isso evita você pensar nas coisas ruins."
Janderson Maciel Viegas

"Mesmo ocupada uma mente é capaz de arquitetar horrores, mas quando desocupada põe em prática em tempo record." Graça Leal

"Mente vazia é uma oficina que falta alegria espiritual para ocupá-la com bons pensamentos."
Helgir Girodo

"Fofoca é coisa de gente que tem a mente ociosa e a vida sem graça."
Renée Venâncio

"Quando pensamos nas coisas de cima, não há lugar para a nossa mente ocupar as coisas de baixo."
Helgir Girodo

"Desfrutar a vida é ocupar a sua mente com atitudes corretas e manter seu coração feliz com relacionamentos sadios."Helgir Girodo

"Me digas o que ocupa sua mente e te direi quem é o seu deus."
Paul Washer

"A ociosidade nunca foi boa educadora, nem para o corpo, nem para a mente."
Nelson Barh

"A mente ocupada com assuntos negativos produz sensações negativas."
Helgir Girodo

"Todos podem ocupar a mente com aquilo que queiram, aprendendo ou desaprendendo, se valorizando ou desvalorizando." Igor Brito Leão

Obs: Algumas frases utilizadas neste post foram tiradas do site PENSADOR.INFO

A importância de se pensar em coisas boas, pensar nas coisas do alto, pensar em Deus é para que não nos movamos pelo nosso coração, pois existem caminhos que ao homem parecem bons, mas são caminhos de morte (Provérbios 14.12), o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta vem da boca do Senhor (Provérbios 16.1) e o que contamina o homem não é o que entra pela sua boca, mas sim o que sai pela sua boca, que vem do seu coração: Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. (Mateus 15.1-20)

"Pois a boca fala do que está cheio o coração." Mateus 12:34


Zhé Lopes

6 comentários: