quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Cuidado com a sua língua!

 

CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA!

"Não se apressem em querer ensinar, meus amigos. Ensinar é muita responsabilidade. Professores e mestres são muito respeitados porque se exige muito deles, e nenhum de nós é perfeitamente qualificado para esta tarefa. Erramos quase toda vez que abrimos a boca. Se você achar alguém que não falha ao abrir a boca, está aí uma pessoa perfeita, com total controle da vida.

O arreio na boca do cavalo comanda o cavalo inteiro. Com o pequeno leme de um grande navio o capitão consegue contornar a tormenta. Uma simples palavra pode parecer nada, mas é capaz de construir ou destruir quase tudo!

Basta uma faísca para incendiar uma floresta inteira. Uma palavra descuidada ou indevida pode fazer o mesmo. Com nossas palavras, podemos arruinar o mundo, criar confusões sem fim, jogar lama na reputação dos outros e encher o mundo inteiro de fumaça, uma fumaça que vem das profundezas do inferno.

Não é de assustar? Podemos domar uma onça, mas não podemos domar a língua — ninguém nunca fez isso. A língua é veneno de cobra, uma assassina cruel. Com a língua, bendizemos a Deus, nosso Pai; com a mesma língua, amaldiçoamos homens e mulheres feitos à imagem de Deus. Palavrões, maldições, elogios e bênçãos saem todos da mesma boca!

Amigos, assim não dá! Já viram uma fonte dar água pura num dia e água imprópria no outro? Um pé de manga produz maracujá? Uma laranjeira pode dar banana? É claro que não dá para tirar um copo de água pura de uma poça de lama!
"

Lucas 3.1-12 - A Mensagem
A língua é um órgão muscular relacionado ao sentido do paladar que fica localizado na parte ventral da boca, da maior parte dos animais vertebrados, e que serve para "processar" os alimentos. É o músculo mais forte do corpo e o mais flexível. Participa na formação dos fonemas da fala e é o único músculo voluntário do corpo humano que não fadiga.

Você sabe o que significa 'fadiga'? Segundo o dicionário: 1 Cansaço resultante de trabalho intenso ou contínuo. 2 Lida, trabalho árduo. 3 Perda de elasticidade de um material ou diminuição de sensibilidade de aparelhos, máquinas etc. E é até engraçado ler isso, pois todos os músculos do nosso corpo quando muito exercitados, se fadigam, mas a Palavra diz que a língua não se fadiga...

Ninguém diz: "Estou com a minha língua cansada...", por mais que nosso físico esteja exausto, a língua nunca se cansa... A língua, sendo um órgão tão pequeno do ser humano (alguns dizem, que ela é o menor órgão do corpo humano, mas como não encontrei nenhuma base confiável para esta afirmação, vou considerar apenas o fato de ser um órgão pequeno - A língua humana mede aproximadamente 10 centímetros de comprimento), tem uma dimensão tão grande pelo poder de sua atuação [utilização].

Expressões como: "A língua é maior que a boca..." ou "Quando morrer vai precisar de dois caixões... um para o corpo e outro para a língua...", surgem devido ao mal uso da fala, da língua - Contradição entre seu tamanho para com os impactos causados por ela que podem ser imensuráveis. Mesmo sendo a parte do corpo que se cura mais rápido, é a que causa os maiores problemas. Até tento deixá-la escondida dentro da minha boca, mas às vezes... okay, na maior parte das vezes ela escapa (Brincadeirinha... risos):


Como o texto é tão claro, segue apenas algumas impressões:

- Mesmo sendo um órgão tão pequeno, é o mais difícil de dominar;
- Erramos quase todas as vezes que abrimos a nossa boca. Aquele que conhece a verdade, tem responsabilidades, pois tem o conhecimento do que é certo fazer;
- Precisamos tomar cuidado com as nossas palavras, pois elas podem trazer vida ou morte;
- A palavra 'danado' significa: condenado ao inferno;
- Dependendo da forma que a pessoa recebe uma palavra, ela pode cair no seu interior e pode gerar consequências terríveis;
- Precisamos tomar cuidado com o que cantamos, pois estamos declarando!

"Um grito na hora errada espanta toda uma boiada."

"Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." Mateus 5.43-48

A minha oração é para que Deus anule toda a palavra contrária lançada sobre nós, que encontrou espaço e que até hoje acreditamos nelas. E também todas palavras que lançamos sobre as pessoas.

Então, que possamos ser mais prudentes em nosso falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário