quinta-feira, 21 de novembro de 2013

"Andá com fé eu vou que a fé não costuma faiá..."


No último sábado assisti ao filme "O concurso", um filme não tão novo de comédia nacional, mas muito bom na minha humilde opinião. Ele narra a trajetória de quatro concurseiros rumo a prova final para o cargo de juiz federal. Os personagens passam por vários momentos engraçados. São quatro candidatos diferentes. Um carioca que tenta se dar bem, arrumando um gabarito ou alguma dica quanto a prova final, um rapaz tímido do interior de São Paulo, um gaúcho, muito cobrado e pressionado por seu pai, e um homem de fé.

E no final do filme, quando começam a aparecer os créditos, ouve-se Gilberto Gil cantando:

"Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá...
"


E isso me fez atentar para como se desenrola a história no filme. Se você não assistiu a este filme, pare sua leitura por aqui (risos). Mas essa situação só me faz atentar mais para o fato de que sem fé nada é possível. De verdade, sem clichê gospel. Por que quem acredita alcança aquilo que tanto almeja. E foi isso que Renato Russo cantou em 'Mais uma vez': "Quem acredita sempre alcança...". Eu acredito que Deus honra a Fé das pessoas.

Se formos recorrer a bíblia temos muitos exemplos de Fé. Vamos usar o exemplo de Abraão. No capítulo 22 de Gênesis, Deus pôs Abraão a prova.

"Então disse Deus: Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei." Gênesis 22.2

Se você recebesse essa incumbência de Deus, como reagiria? Hoje ouvimos muito das pessoas que devemos renunciar, abrir mão e sacrificar, mas esse sacrificar que Deus pediu para Abraão era de literalmente matar seu próprio filho, o filho da promessa. E veja qual foi a atitude de Abraão:

"Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado. No terceiro dia de viagem, Abraão olhou e viu o lugar ao longe.
Disse ele a seus servos: "Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorarmos, voltaremos". Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, e ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca. E caminhando os dois juntos...
" Gênesis 22.3-6

A bíblia não dá muitos detalhes sobre a reação de Abraão, mas como um amigo disse, me dou o direito de acreditar que ele não estava feliz. E quem estaria? É tão interessante pensar que não havia nenhum ruído com relação a reclamações por dele. Imagino se esse pedido fosse direcionado a mim nestes dias. Não sei como reagiria...

"Isaque disse a seu pai Abraão: "Meu pai! " "Sim, meu filho", respondeu Abraão. Isaque perguntou: "As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto? " Respondeu Abraão: "Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho". E os dois continuaram a caminhar juntos. Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho. Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão! " "Eis-me aqui", respondeu ele.
"Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. " Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho. Abraão deu àquele lugar o nome de "O Senhor proverá". Por isso até hoje se diz: "No monte do Senhor se proverá".
" Gênesis 22:7-14

Isso é Fé. Pois sabendo o que Deus pediu não hesitou em nenhum momento ou mesmo deu sinais de murmuração. Um dos sinais da Fé, é calar, silenciar e andar na direção daquilo que se acredita e confia. Precisamos de um fé mais ativa.

Então por que Abraão foi um homem de fé, ele foi aprovado. Que não somente cantemos sobre Fé, mas que busquemos andar em Fé.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2014 <>< S E R E S P A P E F I C O ><> | Designed With By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates
Scroll To Top