sábado, 25 de maio de 2013

Versículos que não estão na Bíblia: "Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos..."

Esta expressão já se tornou um jargão, acredito eu, que não somente no meio dos cristãos, mas em geral ele é utilizado. É mais um dos versículos da bíblia, que não não estão na bíblia. É isso mesmo! Assim como muitos outros, que se Deus permitir, compartilharei por aqui!

Essa frase na realidade foi dita por Albert Einstein:

"Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança!"


Não existe nenhuma passagem bíblica que traga essa frase literalmente, ao menos eu não conheço. Um versículo que poderia ser utilizado para embasar esta frase, seria a seguinte parte, onde Paulo diz o que o Senhor lhe falou: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." (2 Coríntios 12.9). Eu gosto de pensar neste versículo e dizer: "Quando penso que sou forte, sou fraco...", isso quando estamos apoiados na força do nosso braço. Talvez alguns podem pensar que o apóstolo Paulo não teve nenhum problema para iniciar o ministério, mas acredito que o passado dele o perseguia às vezes através das pessoas que o temiam.

De qualquer forma, ao ler a bíblia é possível se identificar com vários homens e mulheres, e com suas histórias, e até mesmo olhar para as nossas vidas e constatar a verdade dessa expressão.

Vamos ver alguns exemplos da graça capacitadora de Deus sobre o homem:

Moisés - Foi chamado por Deus para libertar o Seu povo do Egito, mas apresentou primeiro uma prévia dificuldade: "Eles não vão confiar em mim. Não vão acreditar numa palavra sequer. Eles vão dizer: ‘O Eterno apareceu a você? Que nada!’" (Êxodo 4.1) e depois apresentou outra dificuldade ao Eterno: "Por favor, Senhor! Eu não sei falar bem. Nunca tive jeito com as palavras, nem antes nem depois de teres falado comigo. Eu gaguejo e sou inseguro para falar." (Êxodo 4.10); mas Deus veio sobre toda essa dificuldade de Moisés e ele conseguiu cumprir o propósito para o qual foi chamado.

Davi - Foi escolhido como segundo rei de Israel por Deus, era o mais improvável candidato entre os filhos de Jessé. De fato, quando o profeta foi a Belém, a mandato de Deus, para o ungir o novo rei, Davi não estava nem entre os candidatos, mas se encontrava no campo, com o rebanho do pai, pois era o mais jovem da família, o menos experiente. Contudo, foi exatamente ele o escolhido.

No Novo Testamento as vocações dos apóstolos também são significativas. Muitos deles eram pessoas simples e não acostumadas com a liderança. Pedro, por exemplo, era um pescador, pessoa do povo, bruto, escolhido para ser o protagonista da igreja nascente.

Algumas informações foram extraídas do site abiblia.org.

Então, não há impossíveis para Deus. O que há são pessoas cheias de si mesmas, medos e falta de fé. No entanto, existem também aqueles não são, mas pensão que são.

"Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor." 1 Coríntios 1.25-31

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." João 15.16

Mesmo que a frase não esteja ao pé da letra escrita na bíblia, podemos compor esta expressão com base nas escrituras, pois pelas características analisadas acima, ela está descrita sim!

Zhé Lopes

18 comentários:

  1. Acredito que as duas coisas estão certas. Tiremos como exemplo o apóstolo Paulo, que era instruído por Gamaliel,um dos maiores teólogos de sua época. Além de conhecedor das escrituras, falava vários idiomas, razão pelo qual foi um grande missionário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais escolha significa uma opção capacitação é outra coisa.

      Excluir
  2. excelente discussão! Albert Einstein sempre foi temente a Deus, por isso Deus iluminou indubitavelmente seu caminho....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e comentário! Abraços.

      Excluir
    2. Gostei esse estudo me ajudou muito

      Excluir
    3. Poxa! Que bom que um escrito de quase sete anos ainda se faz relevante nos dias de hoje. Seja bem vindo sempre. O blog mudou de endereço.

      Excluir
  3. Gostei muito da sua escrita e pensamento, pois muitos hoje ficam dando desculpas para não fazer a obra de Deus, dizendo que não é capacitado etc. Sem saber que quem capacita é Deus. Com este testo você esta somando para que possamos compreender melhor a vontade de Deus.obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita! Espero que tenha sido válido! Volte sempre!

      Excluir
  4. É gratificante ler uma explicação tão bem aplicada referente à capacitação. Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Sensacional Zé me deu mais inspiração e luz do Espírito Santo para outras passagens da Bíblia lembra quando os artífices dentre outras pessoas na construção do templo ou das obras eles eram revestidos de capacitação do Espírito Santo para fazer as obras ,sendo assim capacitados para tarefas específicas de acordo com a necessidade Glória Deus .

    ResponderExcluir
  6. Olá Zhé Lopes, hj procurando sobre a frase "Deus não escolhe", pois não lembrava exatamente da frase inteira, cheguei á sua resposta e entre elas me aprofundei no site " serespapefico " e encontrei "*10 coisas que vc pode fazer para acabar com o mundo"*. Ed René. Gostei muito das respostas, parabéns por decidir escrever. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Parabens, muito bom o ensino. Q vc continue sendo instrumento nas mãos do senhor.

    ResponderExcluir
  8. E desse jeito eu era uma q sempre falava eu não sei de nada. Qria já até mesmo de desistir da obra depois dessa escrita me fortaleceu Glórias

    ResponderExcluir
  9. Poxa! Que honra ler essas palavras. Que bom que essa semente gerou fruto.

    ResponderExcluir
  10. Essa Frase célebre é bonita. Mas abre margens para ma interpretação. Porque Deus também escolhe os capacitados: Médico Lucas, Apóstolo Paulo, Apolo. Homens cultos e cheios de Deus. Essa Frase nos dá entender que Deus faz acepção de pessoas. Pois a frase afirmam categoricamente que Deus só escolhe pessoas despreparadas e descapacitadas. É a bíblia afirma categoricamente que Deus também escolhe pessoas capacitadas. É aprimorara ainda
    mais a capacidade.

    ResponderExcluir
  11. "Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos..."

    Irmão,
    Me desculpe, mas já perguntei a físico sobre esse comentário feito por "Albert Einstein"
    Mas a resposta foi:

    "Nos escritos de Albert Einstein nunca encontrei."

    O senhor pode me mostrar onde o senhor encontrou?
    Obrigada!

    ResponderExcluir