domingo, 6 de outubro de 2013

A Ceia do Senhor


Antes de ser traído e crucificado, Jesus ceou pela última vez com seus discípulos.




"Durante a refeição, depois de tomar o pão e abençoá-lo, Jesus o partiu e deu-o aos discípulos, dizendo: “Tomem, comam. Isto é meu corpo”. Tomando o cálice e dando graças a Deus, entregou-o a eles também e disse: “Bebam todos vocês. Isto é meu sangue, a nova aliança de Deus, derramado em favor de muitos, para o perdão de pecados. “Não beberei vinho outra vez até o dia em que beberei com vocês no Reino do meu Pai”. Então, eles cantaram um hino e foram para o monte das Oliveiras." Mateus 26.26-30

A descrição deste momento pode ser encontrado também em:

Marcos 14.22-26 e Lucas 22.14-20

Participar da Ceia do Senhor, é um ato de Fé. Trazendo a nossa memória Tudo o que Ele fez (e faz) por nós! Algumas igrejas tem o costume de cear no primeiro domingo de cada mês, outras no segundo domingo, outros uma vez por ano... e por aí vai. Mas precisamos ter o entendimento que todas as vezes que nos reunirmos no nome do Senhor, podemos fazer memória d'Ele através da ceia. A ceia não um rito religioso, mas precisa ser com entendimento e reverência:

"Permitam-me recordar a vocês o que acontece na ceia do Senhor e por que ela é de importância fundamental. Recebi instruções do próprio Senhor e as transmiti a vocês. O Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão depois de dar graças, ele o partiu e disse: Isto é meu corpo, partido por vocês. Façam isso para se lembrarem de mim.

Depois da ceia, ele fez o mesmo com o cálice: Este cálice é meu sangue, minha nova aliança com vocês. Toda vez que beberem deste cálice, lembrem-se de mim. O que vocês precisam entender é que toda vez que comem esse pão e bebem desse cálice, estão revivendo em palavras e ações a morte do Senhor. E repetirão esse ato até que o Senhor retorne. Vocês não devem permitir que o costume anule a reverência.

Quem come o pão ou bebe do cálice do Senhor de modo desrespeitoso é como a multidão que zombou do Senhor e cuspiu nele no momento de sua morte. Vocês querem tomar parte nessa “lembrança”? Examinem suas motivações, testem o coração e venham para a ceia com santo temor.

Se vocês não pensam no corpo partido do Senhor quando comem e bebem, correm o risco de enfrentar sérias consequências. É por isso que muitos de vocês estão doentes e apáticos, enquanto outros morreram antes do tempo. Se nos corrigirmos agora, não precisaremos ser corrigidos mais tarde. Melhor ser repreendido pelo Senhor agora que enfrentar o castigo depois.

Portanto, meus amigos, quando vocês se reúnem na mesa do Senhor, sejam reverentes e educados. Se vocês estiverem com fome a ponto de não poderem esperar para ser servidos, é melhor ir comer em casa. Mas, de modo algum, transformem a ceia do Senhor em comilança e bebedeira ou em briga de família. Trata-se de uma refeição espiritual, uma festa de amor.
"

1 Coríntios 11.23-34



E que não venhamos a nos esquecer de que Jesus está sempre conosco. Ele é Emanuel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário