domingo, 8 de dezembro de 2013

Tipos de Amor: Ágape

É interessante pesquisar sobre as coisas que desconhecemos e também sobre as coisas que pensamos já deter todos os conhecimentos necessários. Lendo e pesquisando um pouco sobre os vários tipos de amor, consigo mensurar qual termo descreve cada relacionamento que tenho com as diversas pessoas com quem interajo.

Hoje quero compartilhar um pouco sobre o tipo de amor chamado de Ágape.


O termo ou palavra, ficou bastante popular após o lançamento do livro do padre Marcelo Rossi. Ocorreu também o lançamento de CD musical e um livro infantil.

Segundo o dicionário informal:

“Ágape” em grego significa “amor”. Esse é o amor fraternal e espiritual entre camaradas, irmãos e irmãs, entre a família, entre casais e seus filhos (quando de fato existe o sentimento fraterno, e não uma mera convenção social de fachada). Ágape é o amor afetivo isento de conotações sexuais, isento de segundas intenções, isento de malícia e de interesses pessoais. Sendo Ágape o amor de afeição, é também amor de satisfação, pois uma fraternidade, quer seja entre irmãos de sangue ou não, quer seja entre esposo e esposa, quer seja entre um núcleo familiar, etc, esse amor satisfaz porque é compartilhado e tem resposta entre todos aqueles que se reúnem para formar uma fraternidade de homens, mulheres e crianças. É basicamente, o amor ao próximo. Amor incondicional, baseado em comportamentos e pela escolha, sem esperar nada em troca. Que não é condicional, que não depende de condições.

Acredito que o significado verdadeiro do amor tem andado bem distorcido em nossos vidas. Exercer o verdadeiro amor é a coisa mais difícil que deva existir. Mas tudo isso pelo fato de estarmos e termos sido criados numa cultura onde o verdadeiro amor é aquele de Hollywood.

Dentro dos tipos de amores, nem eros e nem storge estão descritas no Novo Testamento. Quando Jesus fala de amor, ele usa o Amor Ágape, descrita de forma singular em 1 Coríntios 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário