domingo, 11 de agosto de 2013

Dia dos Pais


Hoje é celebrado no Brasil o dia dos pais. Mais uma data em nosso vasto calendário utilizada 'mascaradamente' para o comércio, para impulsionar o consumismo e alavancar as vendas. Como em outras 'Datas especiais', não curto muito comemorações em apenas dias específicos, mas acredito que a honra e devoção dadas nestas datas deveriam ser mitigadas e distribuídas diariamente!

A seguir alguns dados históricos sobre esta data:

Dia do Pai, 19 de Março (em Portugal), ou Dia dos Pais, segundo domingo de agosto (no Brasil) é a data comemorativa em que se homenageia a figura paterna. Evoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Entretanto, a institucionalização dessa data é bem mais recente. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o "Dia do Pai" (Father's Day).

Segundo a tradição, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal, o dia do pai é comemorado em 19 de Março, seguindo a tradição da Igreja católica, que neste dia celebra São José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo). No Brasil, é comemorado no segundo domingo de agosto. No país a implementação da data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.

Fonte: Wikipédia

Alguns não tem um pai, não tiveram alguém que assumisse este papel em suas vidas e talvez por isso os julgue por terem sido tão ausentes, mas aprendi uma coisa, com a medida em que eu julgar, eu serei julgado (Mateus 7.1-5). É preciso ser corajoso para ser pai.

E foi isso que Deus, o Pai, fez por nós!

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho unigênito para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna!"
João 3.16



Pai não é só aquele que tem sua participação na concepção, mas sim aquele que ama, guarda e educa. Se alguém já fez isso por você, saiba que é um anjo que o Senhor colocou em sua vida para guardar e te livrar de todo o mal. É isso que um pai faz!

Precisamos nos lembrar que o nosso Pai está nos céus...


Olhando para a foto acima, fico imaginando os olhos do Pai para nós!

Zhé Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário